Artigos

3 Filmes Obrigatórios Para Atores e Atrizes!

(Por Andrea Nascimento)

          É claro que se você é ator ou atriz como eu, ou se você tem curiosidade pelo tema, quanto mais filmes interessantes você assistir, melhor. Afinal, a sétima arte é uma fonte inesgotável de entretenimento e também de aprendizado, concorda? Mas pra atores e atrizes em específico, existe uma série de filmes que tratam não só do trabalho de atuação dos atores naquela obra: são também filmes que falam do ofício da atuação, da preparação dos atores, do seu modo de se colocar no mundo.

          E por isso, aqui eu escolhi 3 filmes, dentre vários que existem por aí, que são mais que obrigatórios pra atores e atrizes, mas que também podem servir de inspiração para qualquer pessoa que tenha o mínimo interesse neste assunto:

  • Filme nº 1: “Birdman”: Este filme ganhou o Oscar de melhor filme em 2015. Ele narra a história de um ator que ficou extremamente marcado por um papel de muito sucesso no qual ele interpretou um super-herói, e que depois tenta descolar a sua imagem deste personagem, através da interpretação de um texto consagrado na Broadway. No entanto, se desvencilhar deste personagem passa a ser um desafio. Particularmente falando, eu ouvi muita gente na época dizendo que não tinha gostado ou não tinha entendido muito bem este filme, mas pra atores e atrizes em geral, ele é essencial e faz todo o sentido. Isso porque ele aborda questões importantes na profissão, tais como: as escolhas que nós fazemos como artistas; a relação entre o cinema e o teatro na nossa profissão; e também como funciona a nossa forma de raciocinar, quando estamos mergulhados em um trabalho de criação;
  • Filme nº 2: “Jogo de Cena”: Este filme é do grande diretor brasileiro Eduardo Coutinho. É um filme incrível, porque ele realmente brinca com os limites entre ficção e realidade. Nele, o diretor filmou, em um cenário extremamente simples e minimalista, mulheres contando suas histórias de vida, e também atrizes recontando e interpretando estas mesmas histórias. As atrizes não são necessariamente conhecidas do grande público e é aí que mora a parte mais interessante do filme: quem são as atrizes interpretando os personagens e quem são as verdadeiras donas das histórias que estão sendo contadas? E este enigma é o que nos prende até o final e torna este filme realmente incrível. Imperdível!
  • Filme nº 3: “Persona” ou em português “Quando duas mulheres pecam”: Atenção que aqui vai ter um pouquinho de spoiler, tá? Este é um filme do grande diretor sueco Ingmar Bergman, o qual eu recomendo fortemente que você pesquise mais sobre ele. O filme fala de uma atriz de teatro, interpretada pela também grande atriz Liv Ullmann. No filme, ela para de falar após a realização de uma peça de teatro, na qual ela interpretava a protagonista, e depois deste episódio, a sua psiquiatra resolve deixar a atriz sob os cuidados de uma enfermeira extremamente dedicada, numa isolada casa de praia. O convívio entre as duas, com o tempo, vai se estreitando, mas depois a enfermeira descobre que a atriz está mesmo é fazendo um estudo para um personagem e o objeto desse estudo é a própria enfermeira. Eu disse que tinha spoiler, né? Este filme é muito interessante pra nós atores e atrizes, porque ele fala da preparação dos atores para um personagem. E esta preparação pode tanto envolver o estudo do texto em si, mas também, uma espécie de laboratório, no qual nós estudamos in loco o personagem em questão. É ou não é muito interessante?

           Vale dizer que estes filmes não são difíceis de encontrar. Basta procurar com carinho, que você vai ter acesso a todos eles. Fica a dica!


© Andréa Nascimento por Videobes Multimídia