Artigos

Como usar músicas na Internet sem violar regras de Direito Autoral

Por Andrea Nascimento

          Muitos criadores de conteúdo têm esta dúvida: como fazer para usar músicas e sons em vídeos ou conteúdos na Internet sem violar as regras de Direitos Autorais? Seguem aqui algumas dicas:

        Não utilize gravações retiradas diretamente de CDs ou de plataformas musicais: isto porque as redes sociais, geralmente, conseguem identificar gravações de músicas que vêm de fora das suas plataformas. E assim, provavelmente o seu vídeo vai ser retirado do ar no Youtube (o famoso Strike) e também do Facebook e do Instagram (em lives, por exemplo, é comum não conseguir salvar o vídeo).

            Procure dentro da própria rede social por músicas que possuam uso livre: ou seja, obras musicais que o autor já autorizou previamente que a sua música seja utilizada dentro daquela plataforma de forma livre, desde que mencionados os seus créditos. O YouTube já tem uma lista de sons e músicas de usos livres, bastando escolher e baixar a que você deseja usar. E no Instagram, já existe uma parceria com as principais detentoras de direitos musicais para que estas músicas sejam utilizadas em conteúdos criados para esta plataforma. Mas atenção: se você quiser reaproveitar estes conteúdos em outras plataformas, você tem que se certificar de que pode usar estas músicas.

          E se você encomendou a um músico uma trilha sonora ou um som personalizado para utilizar em todos os seus vídeos, atenção quanto aos contratos de cessão de direitos autorais. Eles devem existir para que você possua a autorização correta para este uso.

           Fica a dica!


© Andréa Nascimento por Videobes Multimídia