Artigos

Creative Commons: o que é isto?

Por Andrea Nascimento

          O creative commons foi um projeto criado em 2001 que tinha por objetivo facilitar o acesso de outras pessoas a obras criativas, permitindo, com isso, o seu compartilhamento e a criação de outras obras. Hoje o projeto é uma organização sem fins lucrativos.

          Basicamente ele funciona assim: para criadores de conteúdo e influenciadores, se quiserem ter acesso a vídeos, imagens, etc. de uso gratuito, basta acessar o site do creative commons pra encontrar estes conteúdos, ou também acessar bancos de imagens e procurar por imagens que possuam licenças creative commons; e para autores de obras, de vídeos, de imagens, etc., basta se cadastrar no site e licenciar as suas obras, disponibilizando as mesmas para uso livrdestes criadores de conteúdo e influenciadores.

          O creative commons possui vários tipos de licenças, que têm um leque variado de formas de uso. Mas basicamente, para usar estes conteúdos com licença creative commons, você deve, em termos gerais, colocar os créditos do autor ou da autora logo abaixo do conteúdo que você pegou para usar, mas não há a necessidade de pedir autorização prévia a este autor ou a esta autora, porque essa autorização está implícita na licença.

          Mas você pode estar se perguntando: qual seria o interesse em alguém, no caso um autor ou uma autora de uma imagem ou de uma obra, disponibilizar gratuitamente o seu conteúdo para quem quiser utilizar como bem entender? É simples: alguns autores têm o objetivo de que suas obras cheguem a mais pessoas, ou seja, ao público em geral. Isso porque pode ser que esta obra se popularize de tal forma que conceda ao autor ou à autora uma certa fama, fazendo com que ele ou ela possa cobrar muito dinheiro pelo uso de obras futuras.

          Por outro lado, o creative commons facilita a vida de criadores de conteúdos que desejem usar obras gratuitamente e deixar suas criações mais interessantes. Mas para isso, novamente, é necessário que se mencione o nome do autor nos créditos, o que geralmente é feito através da disponibilização de um link.

          Diante disso, pode-se dizer que o creative commons é uma excelente ferramenta de divulgação de projetos e conteúdos, porque nele, todos saem ganhando. Fica a dica!

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

© Andréa Nascimento por Videobes Multimídia